A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou que subiu para 18 os casos confirmados de sarampo no estado em 2019, quatro a mais em relação ao boletim anterior divulgado no último dia 4. O número de casos investigados também aumentou: passou de 138 para 288.
Os quatro primeiros casos confirmados aconteceram no primeiro trimestre de 2019 e são moradores de Belo Horizonte, Contagem e Betim, ambas na Região Metropolitana de BH. Nas últimas semanas, 10 casos foram confirmados em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
Além desses, um caso foi confirmado em Juiz de Fora, na Zona da Mata, pelo critério clínico-epidemiológico, pois a pessoa teve contato direto com um familiar de São Paulo, que estava contaminado pela doença. Outros três casos foram confirmados laboratorialmente e são residentes de Betim, Pedralva, no Sul de Minas e Jundiaí, em São Paulo, sendo que este último foi notificado e hospitalizado na capital mineira.
Em Belo Horizonte, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, dois casos foram confirmados e 63 estão em investigação.