No final de agosto, gestores do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos em Rede Nacional (ProfÁgua) – Polo Unifei-Itabira, recepcionaram uma comitiva da CAPES.
A visita teve como finalidade averiguar condições físicas, acadêmicas e de gestão do ProfÁgua. Presentes na comitiva estiveram o técnico da CAPES, sr. Glailson Guedes; acompanhado do coordenador geral do programa de mestrado, sr. Jefferson Nascimento de Oliveira; bem como dos prof.s coordenadores locais José Augusto Costa Gonçalves e Eliane Maria Vieira.
No polo em Itabira, é a primeira qualificação do mestrado, sendo o segundo da rede a ser avaliado (o primeiro foi o polo UTFPR – Campo Mourão – PR).
A respeito da avaliação, foram realizadas diversas reuniões no intuito de apurar as informações para a qualificação. Os encontros se deram com a Diretoria do Campus, com os Diretores do Instituto de Ciências Puras e Aplicadas (ICPA), com os prof.s que ministram disciplinas e orientam os alunos do ProfÁgua, bem como, com os estudantes matriculados no programa. Além disso, ocorreram também visitas aos laboratórios e salas de aula utilizadas no mestrado.
De acordo com o avaliador da CAPES o programa se encontra muito bem estruturado no polo itabirano, com a realização de atividades que aproximam os mestrandos dos problemas de gestão e regulação de recursos hídricos na bacia hidrográfica onde se insere (a nível local a bacia hidrográfica do Rio Piracicaba e a nível regional a Bacia Hidrográfica do Rio Doce).
Para o Prof. José Augusto, a avaliação da CAPES solidifica o Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos em Rede Nacional, no polo. Em que se verifica toda uma estrutura laboratorial de excelência, que o programa dispõe para as aulas, bem como todos os trabalhos desenvolvidos nestes um ano e meio de atividades em Itabira.
Para saber mais sobre o ProfÁgua, acesse: https://unifei.edu.br/gestao-regulacao-recursos-hidricos/.
Sobre a CAPES
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é responsável por regular a oferta de programas de mestrados (acadêmico e profissional), por meio de chamadas públicas e avaliar os cursos oferecidos pelas instituições de ensino.
As qualificações são realizadas por meio da Avaliação de Acompanhamento (denominada Avaliação de Meio-Termo) e também da Avaliação Periódica (Avaliação Quadrienal). Na Unifei, esteve em curso a Avaliação de Acompanhamento.