Durante o processo, executado por um engenheiro mecânico, são verificados os sistemas de sinalização, iluminação, freios e direção; pneus, equipamentos de segurança, adesivos de identificação, entre outros itens. Se for constatada alguma irregularidade, o motorista terá um prazo determinado pela Transita para fazer a adequação e retornar para nova vistoria. Segundo Estevam José de Oliveira, diretor de Transporte Público, após o cumprimento das exigências, o veículo recebe, no mesmo dia, o selo de inspeção referente ao segundo semestre de 2019.
Segurança
A vistoria atende aos requisitos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), Lei Municipal 4.839/2015 e no Decreto Municipal 3.692/2016, que especificam as condições seguras para transporte de passageiros em veículo escolar.
A Transita, setor responsável pelas vistorias, alerta que os pais devem ficar atentos no momento de contratar o serviço de transporte escolar. Em casos de dúvidas, os usuários devem entrar em contato com a superintendência para saber se os veículos passaram pela inspeção e estão seguros para transitar com os alunos. As informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3839-2406.