A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabira está sempre focada na qualificação do setor. Por isso, constantemente promove cursos e workshops. Neste fim de semana a especialista Rachel Scherrer esteve em Itabira para ministrar um curso sobre Vitrinismo.
Segundo a arquiteta especializada em Design de Moda, a vitrine é responsável por 80% das vendas. Por isso, é preciso ter atenção para montar uma vitrine bem elaborada de acordo com o público alvo. Nessa hora, Rachel Scherrer orienta a usar os princípios do design, composição e atentar para a simetria e equilíbrio do espaço.
“Tem que tomar cuidado porque às vezes os espaço é pequeno e colocamos muitos objetos. Então, primeiro é preciso entender seu espaço e seu cliente para saber como expor o produto da melhor maneira possível”, ponderou a especialista.
A iluminação é outro ponto essencial. Raquel Scherrer recomenda que a iluminação seja difusa ou pontual. A estrutura tem ainda que ser bem elaborada, com um tablado, manequins com boa apresentação e sem defeitos para passar uma imagem positiva.
A arquiteta especializada em Design de Moda fez uma ronda pelo comércio de Itabira e elogiou a montagem de uma vitrine de uma loja de roupas que remetia a primavera. “Era uma loja bem planejada em questão de arquitetura, a vitrina remetia a primavera, com flores nas cabeças dos manequins ao invés de perucas, flores também em vasos que davam vivacidade ao ambiente, cores harmoniosas”, destacou.
Raquel Scherrer alertou para a exposição de produtos em caixas ou embalagens de plástico, além da plotagem em papel A4 para chamar atenção para liquidações. “Tem que ter o adesivo para ficar mais profissional ou então ser mais criativo. Mas a impressão no papel não é interessante. Produtos expostos nas caixas também não são legais”, avaliou.
À frente do Amo Brechó Itabira, Ludmila Bueno, participou do curso de Vitrinismo promovido pela CDL Itabira. Para a empreendedora, o curso vai permitir trazer novidades para as vitrines de Itabira, ter um diferencial. “Temos que buscar conhecimento para aprender o que é mais atrativo, acompanhar as tendências. O brechó, por exemplo, precisa de uma vitrine mais sustentável, elaborada e diferente. Além de mostrar o produto, tem que criar um relacionamento com o cliente que vai comprar a partir da apresentação da vitrine”, declarou.