Estudantes com deficiência das redes pública e privada de ensino se preparam para a segunda edição do Festival Paralímpico, que será realizado em dez municípios mineiros no próximo sábado (21/9). Promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento conta com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes. O festival marca o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, celebrado em 22 de setembro, e tem como objetivo estimular a prática de esportes para estudantes com deficiência da rede estadual de ensino.
Ações vão acontecer por todo o país com a experimentação do esporte adaptado para jovens na faixa etária de 10 a 17 anos. A programação oferecerá três modalidades por sede e terá duração média de três horas e meia (das 8h30 às 12h). A intenção é mobilizar pessoas com deficiência em todo o território brasileiro por meio destas atividades.
Participação
O número de munícipios sede saltou de três no ano passado (Belo Horizonte, Varginha e Uberlândia) para dez este ano (Belo Horizonte, Varginha, Uberlândia, Betim, Contagem, Ipatinga, Lavras, Poços de Caldas, Três Corações e Uberaba). A programação contará com até três modalidades por sede.
Para o analista de Políticas Públicas de Paradesporto e Educação Física da Subsecretaria de Esportes, Cláudio Roberto Coelho, a adesão dos municípios foi possível graças ao trabalho de divulgação e mobilização nas escolas do interior, com a parceria da Secretaria de Estado de Educação, por meio das Superintendências Regionais de Ensino, entidades paradesportivas e gestores municipais.
“O Festival Paralímpico é uma grande oportunidade de fomentar o desporto para pessoas com deficiência, além de proporcionar vivências esportivas paras as crianças. Assegura-se a inclusão e a participação de forma mais lúdica”, argumenta Coelho.