O vereador André Viana Madeira (Podemos) quer que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passe a deixar os pacientes que possuem planos de saúde no hospital ou clínica de sua escolha, no momento do atendimento. A mudança foi apresentada na Câmara Municipal essa semana, por meio de um projeto que deverá ser votado nos próximos dias.
Atualmente, em todos os atendimentos feitos pelo Samu, o paciente é encaminhado diretamente para o Pronto Socorro Municipal. Caso a matéria seja aprovada, os pacientes poderão escolher o local que receberão atendimento, no caso daqueles que possuem o plano de saúde. A decisão, segundo o projeto, também pode ser tomada por familiares em caso de gravidade no atendimento, em que o paciente não possa decidir o local para onde será levado.
A justificativa apresentada pelo vereador é de que, uma grande parcela dos pacientes itabiranos possuem plano de saúde o que também, argumenta ele, poderá desafogar os atendimentos realizados pelo Pronto Socorro Municipal. A tramitação do projeto iniciou esta semana e deverá ser debatido durante a próxima reunião de comissões temáticas da Câmara, na próxima quinta-feira.
Outras cidades brasileiras já adotaram o mesmo sistema, como é o caso de Santos (SP). Lá, as ambulâncias podem levar os pacientes diretamente para hospitais particulares, eliminando com isso uma etapa do transporte do Samu.