A segunda edição do Ação Cidadã foi realizada com sucesso em Ipoema. Na tarde de sábado (21/09), moradores do distrito tiveram acesso à vários serviços oferecidos pela Prefeitura e pelo Estado e, a criançada, se divertiu com brinquedos infláveis, pula-pula, picolé e pipoca.
Para a organizadora do evento, Maria Marli de Oliveira Martins Rosa, secretária municipal de Assistência Social, o principal objetivo do programa é “levar cidadania” para as famílias da região rural. “Nós trazemos os serviços da prefeitura para o cidadão. Nossa intenção é facilitar o acesso e diminuir o deslocamento dessas pessoas até a cidade”, explicou.
Ainda segundo Marli Rosa, as parcerias com o Estado – Polícia Civil e Tribunal Regional Eleitoral – e a União são as novidades desta edição. “Diferente do ano passado, que era período eleitoral, neste Ação conseguimos trazer agendamentos para carteira de identidade, biometria da Justiça Eleitoral e informações sobre a carteira de trabalho. É um ganho significativo, principalmente na questão da identidade, pois a demanda está enorme e, com o agendamento, as pessoas terão que comparecer na delegacia apenas nos dias e horários definidos para emitir o documento”, avaliou a secretária.
Além dos agendamentos, o Ação Cidadã ofereceu atualização do Cadastro Único (CadÚnico), responsável pela gestão dos programas federais Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC) de idosos e deficientes; atendimentos dos centros de referência da Assistência Social (Cras) e Especializado de Assistência Social (Creas); Conselho Tutelar; Promoção Humana; Procuradoria Jurídica, por meio do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Também participou, oferecendo atendimento jurídico, a Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi).
No estande da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o público contou com informações sobre animais peçonhentos, mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, da febre amarela urbana e outras doenças –, avaliação de câncer bucal por uma dentista municipal e imunização.
Depois de visitar todos os estandes e conversar com moradores do distrito, o prefeito Ronaldo Magalhães ressaltou a essencial contribuição dessa ação para a região rural de Itabira. “Estas pessoas ficam, muitas vezes, distantes dos serviços públicos que têm que ser feitos. O Governo trazendo até aqui, facilita a vida de cada um. Além disso, é fundamental essa aproximação com as comunidades que precisam de mais suporte e atenção”, finalizou.
Balanço
Entre todos os serviços oferecidos, os mais procurados foram os agendamentos: a biometria concluiu 200 e a carteira de identidade, 100. No CadÚnico, cerca de 50 pessoas foram atendidas; oito moradores buscaram informações sobre a carteira de trabalho; O Procon realizou 15 atendimentos e os centros de referência (Cras e Creas), 100.