Ter os sonhos como instrumento de transformação de vidas é um dos objetivos que sempre guiou o trabalho do Instituto ITI. Igualdade, Transformação e Inovação Social são os termos que traduzem a sigla “ITI”, mas também são os pilares que regem as ações dessa instituição que vem mudando a vida e a realidade de muitas famílias itabiranas.
Em 2019, o Instituto ITI comemora dois marcos importantes: 10 anos de história e a formatura da primeira turma do Curso de Capacitação Profissional em Costura, Bordado e Artesanato Sustentável. Esse último marco acontece nessa quarta-feira (25/09), às 19hs30, no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
O evento celebrará a conclusão dos cinco meses de curso, em que os 80 formandos puderam adquirir conhecimentos em técnicas de bordados variados, operação de máquinas industriais de costura, desenvolvimento da criatividade, uso de materiais com foco na sustentabilidade, a importância o empreendedorismo, valorização do artesanato, métodos eficazes de venda, o auxílio das redes sociais na divulgação de produtos e serviços, entre outras coisas.
Além dos formandos e seus familiares, também estarão presentes no evento alguns dos parceiros que vem fomentando o desenvolvimento do Instituto ITI. É o caso da Prefeitura de Itabira que celebra um convênio com a instituição. Por isso, o prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Don Carlos Alves Santos, são presenças confirmadas.
Sobre o Instituto ITI
O Instituto ITI, fundado em 2009, é uma organização não governamental, sem fins lucrativos. Criado para ser um centro de convergência para o desenvolvimento social das famílias itabiranas, tem como missão qualificar pessoas nos ofícios de costura, bordado e artesanato, a fim de fomentar o desenvolvimento humano e proporcionar a geração de emprego e renda.
Estilista, idealizador e presidente do Instituto ITI, Ronaldo Silvestre, deixa claro que “estamos caminhando, nesses 10 anos, em busca do reconhecimento e da valorização dos nossos programas voltados para a educação, preservação ambiental, igualdade de gêneros, erradicação da pobreza, desenvolvimento social e cultural, geração de renda e qualidade de vida. Acreditamos que qualificar e transferir tecnologias sociais, em prol do desenvolvimento humano, é o caminho natural para o fortalecimento da economia criativa, das redes educativas, da criação de autonomia produtiva e do protagonismo cultural das comunidades”.
Ao longo de sua história, Ronaldo Silvestre e o Instituto ITI vêm conquistando prêmios e destaque no âmbito nacional. Em 2017, Ronaldo recebeu o prêmio EcoEra na categoria “Moda – pequenas empresas”. A premiação destaca trabalhos voltados para a sustentabilidade na moda e o consumo consciente. Assim como o Prêmio Muda, conquistado por Ronaldo Silvestre, em abril de 2019. Organizada pela revista de moda Vogue Brasil, em parceria com a Casa Vogue e a Glamour Brasil, o prêmio reconheceu o trabalho desenvolvido no Instituto ITI na transformação de vidas por meio da costura.
Ainda em 2019, o Instituto ITI também se destacou como a 23° instituição mais votada na premiação do Movimento Bem Maior, que identifica projetos, espalhados por todo o Brasil, que se dedicam a mudar realidades. O ITI foi selecionado entre mais de 2000 inscritos.
Atualmente, o instituto dá continuidade ao Curso de Capacitação Profissional em Costura, Bordado e Artesanato Sustentável. Essa segunda turma conta com 120 alunos. Está prevista para janeiro de 2020, a abertura de vagas para a terceira turma do curso. As aulas acontecem as segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h30 (manhã) e de 13h30 às 17h, (tarde). Detalhes e outras informações pelo telefone (31) 3840-5707, pelo site www.institutoiti.org.br ou pelos perfis do Instituto ITI no Facebook e no Intagram.