O presidente da Câmara Municipal de Itabira, Heraldo Noronha Rodrigues (PTB), garantiu que manterá pelo menos metade dos servidores terceirizados que prestam serviços para a Câmara, por meio da empresa Sergame. O anuncio foi feito na terça-feira (1º/10) após ser questionado pelos colegas vereadores sobre a possibilidade de demitir 24 pessoas, para aplicar medidas de austeridade no legislativo itabirano.
Segundo o presidente, serão 16 servidores demitidos e não todos os prestadores de serviço. A redução no número de demissões é fruto de uma negociação entre a Prefeitura, a Câmara e alguns ajustes financeiros realizados. A necessidade de demissão foi anunciada por Heraldo Rodrigues na semana passada, em entrevista concedida à imprensa. Na ocasião, o presidente chegou a dizer que sairiam 12 servidores, de um total de 25.
Durante a reunião de ontem, após ouvir ao questionamento de alguns vereadores, o presidente informou que todos os trabalhadores da empresa estão cumprindo aviso prévio e tratam-se de faxineiras, recepcionistas, copeiras e vigilantes. Heraldo explicou que a decisão em colocar todos os trabalhadores m aviso prévio, é uma maneira de “não pegar ninguém de surpresa” no momento da demissão.
“Já reduzimos em todos os lugares que podíamos. As empresas que prestam serviço para a gente sofreram redução, então não tem como [manter os empregos]”, disse o presidente, após os questionamentos feitos.
Ainda de acordo com Heraldo Rodrigues, a Câmara adotará para realizar a demissão, o critério de o tempo de serviço, com desligamento prioritário daqueles que somam tempo suficiente para ficar amparados pelo seguro desemprego.