Dentro dos próximos cinco anos, possivelmente, para exercer a profissão de médico, será obrigatória a realização de um teste para a obtenção do registro, assim como os advogados fazem o exame da OAB. Quem afirma é a vice- presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, Cibele Alves de Carvalho.
O objetivo, de acordo com ela, é melhorar e garantir a qualidade dos profissionais que vão entrar no mercado.
“São para alunos egressos da faculdade de medicina e que já vão para o mercado de trabalho. Seria um exame obrigatório e, somente se aprovado, ele terá o registro para exercer a medicina”.
Uma pesquisa realizada pela Associação Paulista de Medicina mostrou que 69,4% dos médicos querem o exame obrigatório e reprobatório. São Paulo é pioneiro na aplicação do teste.
Revalidação
Pesquisa com 695 médicos do país mostra que 94% da categoria querem a prova de revalidação de diplomas para os formados fora do país, seja estrangeiro ou brasileiro. Entidades médicas dizem que o congresso alterou a proposta no texto do programa Médicos pelo Brasil que ainda vai ser votado pelo plenário inviabilizando o atendimento.
Segundo levantamento feito, entre 23 e 30 de setembro, 98% dos médicos acham que a revalidação é imprescindível para garantir a qualidade da Saúde.