A Agência de Meteorologia do Japão emitiu neste sábado (12/10) alerta de emergência para chuvas torrenciais em várias áreas nas regiões central e leste do país. Os alertas são de nível mais elevado em uma escala que vai até 5.
As províncias que podem ser afetadas são Shizuoka, Kanagawa, Tóquio, Saitama, Gunma, Yamanashi e Nagano.
Estas áreas estão sendo atingidas por intensas chuvas que acontecem somente uma vez em várias décadas. Há um perigo iminente de deslizamentos de terra e inundações.
O nível 5 indica a possibilidade de que um desastre já tenha ocorrido. Recomendações estão sendo feitas para que a população faça o possível para se proteger.
Se as pessoas sentirem ser perigoso demais se deslocar para abrigos de emergência, a agência recomenda ir a um andar mais alto ou encontrar um prédio com estrutura forte nas proximidades.
Tufão ameaça japoneses
Um dos tufões mais severos deste ano está se deslocando em direção a regiões japonesas, incluindo Tóquio.
Meteorologistas informaram que o tufão está provocando chuvas com níveis de precipitação recorde principalmente nas regiões de Tokai e Kanto.
A Agência de Meteorologia definiu o tufão Hagibis com a classificação de “muito forte”. A tempestade está se deslocando rumo ao norte, sobre o Oceano Pacífico, em direção à principal ilha do país, Honshu.
O tufão Hagibis poderia apresentar dimensões semelhantes a um tufão que provocou a morte de mais de 1.200 pessoas na região de Kanto e na área de Izu, em 1958.