A paciente com suspeita de sarampo, uma criança de 5 anos de idade, está internada e isolada no Hospital Municipal Carlos Chagas em Itabira (HMCC).
A pasta afirma que todas as medidas para evitar a transmissão foram tomadas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a criança deu entrada na Unidade Básica de Saúde (UBS), com sintomas da doença, e foi levada rapidamente para o hospital. A SMS ainda aguarda resultados dos exames realizados na paciente.
A criança pode ter contraído a doença em Itabira.
VACINAÇÃO
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em Itabira, até o dia 25/10, o foco será a imunização das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), sendo 19/10, a mobilização nacional (Dia D). No segundo momento, de 18 a 30/11, a campanha atingirá jovens adultos entre 20 e 29 anos. Nessa etapa o Dia D será 30/11.
A campanha acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem sala de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. Na mobilização nacional do dia 19/10, a Prefeitura de Itabira estará com 21 UBS abertas mais a Policlínica, das 8 às 17 horas. Para o procedimento, é necessário levar o cartão de vacinas.
Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a priorização do grupo (crianças) para a primeira fase da campanha deve-se a elevada incidência da doença na faixa etária selecionada, nos surtos registrados em 2019, que tem ainda maior risco de complicações. Já o segundo grupo (jovens adultos) foi determinado pelo número expressivo de casos confirmados na faixa etária.