No final da tarde desta quarta-feira (16/10), em seu gabinete, o prefeito Ronaldo Magalhães reuniu familiares e amigos de Luiz Menezes para celebrar o centenário do político e empresário pioneiro no desenvolvimento da imprensa itabirana. O prefeito, acompanhado de sua equipe de governo, entregou uma placa para a viúva Célia Melles de Menezes.
O prefeito ressaltou que a homenagem foi realizada no gabinete porque o local também contou com o trabalho de Luiz Menezes enquanto prefeito. “Esse espaço foi ocupado por ‘Seu Luiz’ com tanto carinho por Itabira, onde eu também fiz parte de seu governo. Então, é com carinho que nós recebemos a todos e eu, particularmente, tenho um carinho muito especial porque o conheço desde menino. Quando cheguei aqui, aos 15 anos, ele foi meu professor de ciências na Eemza (Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio). Poderia ser uma festa ou um show na praça, mas optei por isso porque aqui estão os amigos e as pessoas que gostam dele e, além de representante da prefeitura, faço isso muito mais como amigo”.
Ronaldo Magalhães citou ainda a convivência com o itabirano no início de sua trajetória. “Depois estive com ele na prefeitura e na Acita. Foi uma convivência estreita e falar dele é muito fácil e até difícil. É um homem que envolveu com Itabira em todos os sentidos: comunidade, desenvolvimento e crescimento. Ele pensava na cidade todos os dias, em todas as horas. Quando você fala em telefonia e rádio, ele foi pioneiro, foi vereador, prefeito e deputado”.
Acompanhando dona Célia de Menezes, a filha Glória agradeceu, em nome da família, a solenidade realizada na tarde de hoje. “Nós ficamos muito felizes e gratos por esta homenagem e eu acho muito simbólico você, Ronaldo (Magalhães), representante de todo o povo que ele amou e nessa casa que é a sede do coração de Itabira, promover este momento. Falar do meu pai é difícil porque, em poucas palavras, é falar de um homem que foi extraordinário: meu pai, meu mestre, servidor – éramos os dois técnicos da saúde – meu chefe, inclusive um chefe amoroso, zeloso e cuidadoso. Assim ele foi quando esteve à frente da prefeitura e em todos os cargos que ocupou”.
Na ocasião, o prefeito anunciou a reforma do casarão da família Menezes – tombado em 1988 pelo Decreto nº 3.442 – a partir de fevereiro do ano que vem, por meio do programa de revitalização do patrimônio histórico e cultural de Itabira. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), o imóvel já concluiu o processo de análise e está apto para as obras, que devem custar cerca de R$ 47 mil.
“Esta obra já foi encaminhada para licitação e aproveito para explicar que todos os imóveis que estão há mais de 15 anos esperando serão revitalizados ou reformados”, garantiu Ronaldo Magalhães.
Saiba mais
O itabirano Luiz Menezes nasceu no dia 10 de outubro de 1919. Estudou odontologia e foi cirurgião-dentista da Prefeitura e do Sindicato dos Ferroviários e dos Servidores do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de 1943 até 1996. No final dos anos 50 foi eleito vereador (1959/1962).
Dentista e político tornou-se ainda empresário precursor da comunicação, já que implantou a Companhia Telefônica de Itabira – com expansão dos serviços para as cidades de Santa Maria de Itabira e Ferros – e fundou, na década de 1980, as atuais rádios Itabira (770 AM) e Antártida (93.3 FM). Também foi um dos fundadores da Fundação Itabirana Difusora de Ensino (Fide) e da Empresa de Transporte Coletivo de Itabira (1968).
Na trajetória política, Luiz Menezes foi prefeito de 1989 a 1992 e deputado estadual nos anos de 1999 a 2003, considerado, inclusive, o deputado mais presente nas reuniões da Assembleia Legislativa. Morreu em 2003, aos 84 anos.