A partir dos novos investimentos realizados pelo Governo Municipal, o tratamento de esgoto, de 44% em 2017, subiu para 91% em 2019. Já a coleta, de 91% passou para 95,6%, conforme edição desta sexta-feira (18/10) do Diário de Itabira.
Neste período, foram implantados cerca de 10km de novas redes e executadas 2.784 ligações de esgoto. Os dados fazem parte do relatório de prestação de contas apresentado pelo diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Leonardo Ferreira Lopes, na reunião de comissões permanentes da Câmara Municipal de Itabira, na tarde de quinta-feira (17/10).
O índice de tratamento de esgoto, coloca Itabira entre as 20 melhores cidades do país em saneamento básico. “O Brasil tem cerca de 5 mil municípios. Não tem 50 com esse índice (5%). É um índice extremamente significativo”, ressaltou Leonardo Lopes.
Com os investimentos realizados desde o início do atual governo, Itabira revela um resultado muito interessante e que poucas cidades do país conseguiram alcançar.