No dia 31 de outubro, às 19 horas, será inaugurado na Escola Municipal Coronel José Batista, o Espaço de Memória. Tal projeto consiste em um marco para a história de Itabira, uma vez que, somos a primeira escola do município e a segunda de Minas Gerais. Além disso, estudaram itabiranos ilustres, como o poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade.
A criação do “Espaço de Memória”, tendo como público-alvo pesquisadores, visitantes e comunidade escolar, o objetivo é restaurar, preservar, divulgar e valorizar o patrimônio histórico da escola, contextualizando-o com a história da educação na cidade de Itabira e no Brasil, no início do século XX, no Período Republicano.
A escola tem em seus arquivos, várias fontes escritas e não-escritas que retratam sua história desde a inauguração: pinturas, móveis, jornais, depoimentos, livros de matrículas, fotografias, etc. Entretanto, esse material encontra-se no “arquivo morto”, cujo acesso é restrito aos funcionários para necessidades legais, fiscais e administrativas ou eventuais pesquisadores. Para torná-lo de domínio público, o “Centro de Memórias” abrigará toda essa documentação, devidamente catalogada, inventariada, dentro do possível, restaurada e protegida contra danos causados por poeira, insetos, ambientes bolorentos, etc.
Esse espaço histórico-cultural, instalado no ambiente escolar, será aberto à visitação pública, além de servir como centro de pesquisas para alunos, professores, historiadores, etc. Espera-se receber visitantes de várias partes do Brasil e até do exterior para conhecer as reminiscências da “Terra de Drummond”.