O Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) conduz o certame. Os cargos para a promoção são os de artífice de obras e serviços e de assistente técnico administrativo. A seleção interna será composta de teste de habilidades e conhecimentos teóricos. Os servidores serão promovidos conforme a classificação – onde soma-se também o tempo de serviço público -, e a vacância dos cargos.
A ascensão na carreira representa a mudança da faixa salarial do servidor, assim como a complexidade das atribuições por ele desenvolvida, explica Luciana de Oliveira Pereira, superintendente de Recursos Humanos da Prefeitura. “A mudança da faixa salarial significa a melhoria no seu vencimento base, refletindo também no valor de cada quinquênio adquirido”, pontuou.
“Mais um passo”
Comemorado na próxima segunda-feira (28/10), o Dia do Servidor Público é uma data que traz à tona as ações do Executivo Municipal em prol da valorização da categoria. Uma delas é que, em 2019, a Prefeitura voltou a conceder reposição salarial a seus funcionários (Lei Municipal 5.126/19), depois de anos de dificuldades financeiras.
O prefeito Ronaldo Lage Magalhães afirma seu compromisso com o funcionalismo municipal. “Apesar da legislação instituída em 2007, esta é a primeira vez que a seleção interna é realizada. É um dever, mas que só é possível dentro de uma organização financeira. Damos mais um passo na política de valorização dos servidores do Executivo”.
O Município tem cerca de 4.500 servidores na administração direta, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb).