Na sexta-feira (25/10), teve início o 3º Festival Drummond e a 18ª Semana Drummondiana. Neste ano, os eventos têm como tema “Drummond com vida Guimarães Rosa” e contam com uma programação bastante diversificada, como pôde ser observada nos primeiros dias da festa literária, quando mesas-redondas, lançamento de livro, saraus poéticos, teatro, apresentações musicais e feira gastronômica movimentaram a cidade.
A abertura oficial, na sexta-feira, aconteceu no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), que recebeu a mesa-redonda “Drummond com vida Guimarães Rosa”. O encontro reuniu o jornalista, professor, escritor e músico José Miguel Wisnick, a professora Marli Fantini e o jornalista e escritor Afonso Borges para debater as obras de Carlos Drummond de Andrade e João Guimarães Rosa — dois dos maiores escritores de Minas Gerais e do Brasil.
No mesmo dia, foi aberta a Caravana Gastronômica Viação Cipó. Com uma grande estrutura montada na Praça do Centenário — localizada entre dois importantes pontos culturais da cidade, o Museu de Itabira e a Casa de Drummond —, o espaço contou com barracas de comidas, bebidas e artesanato, além de apresentações artísticas e shows de artistas itabiranos. As atividades da Caravana Gastronômica se estenderam até o domingo (27/10).
No sábado (26/10), a Casa de Drummond recebeu uma intensa programação. Teve o lançamento do livro “Gunhanês”, do jornalista Dimas Lopes; bate-papo com Nanete Neves, a primeira jornalista a entrevistar Carlos Drummond de Andrade; e sarau poético com o Programa Drummonzinhos e o Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, de Cordisburgo, cidade natal de Guimarães Rosa.
Já no domingo (27/10), as atividades começaram cedo. Pela manhã, a Avenida Mauro Ribeiro Lage recebeu o Encontro Off Road de Itabira, enquanto dos Drummonzinhos e os Miguilins coordenavam um passeio pelo Museu de Território Caminhos Drummondianos. Na parte da tarde, a Casa de Drummond recebeu o bate-papo “Drummond e Rosa: Mais do que Escritores”, que reuniu os sobrinhos netos de Drummond e Guimarães Rosa.
Encerrando a programação do final de semana, a sede da FCCDA recebeu uma série de atividades lúdicas para a criançada com alunos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Itabira. Já o Teatro da FCCDA foi palco para o espetáculo infantil o “O Pulgo e o Elefante”, da companhia O que Conta Sabiá e inspirado no livro “História de Dois Amores”, de Carlos Drummond de Andrade.
Programação da semana
O 3º Festival Drummond e a 18ª Semana Drummondiana segue ao longo desta semana. Na segunda-feira (28/10), a Galeria da FCCDA recebe, às 18h, o lançamento do livro “Acalanto”, de Ana Paula Frias, e que reúne crônicas inspiradas na vivência do músico itabirano Tony Primo e que inspiraram algumas de suas composições.
No mesmo dia, às 19h30, o Teatro da FCCDA será palco para o espetáculo “Doida”, com Teuda Bara, uma das fundadoras do Grupo Galpão. A peça é inspirada em textos de Carlos Drummond de Andrade e outros escritores brasileiros. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente pelo site Sympla. A lotação do espaço é de 417 lugares.
Na terça-feira (29/10), também no Teatro da FCCDA, às 14h, o jornalista Edmílson Caminha ministra uma aula pré-Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sobre as obras drummodiana e roseana. Já na Casa de Drummond acontece a abertura da exposição de bordados literários do Projeto Tecitura, às 19h.