No turno, um empate em 2 a 2 no Independência que ainda serviu para manter a equipe no G-4. Agora, em 13º e vindo de duas derrotas consecutivas, um cenário totalmente diferente. Se costuma se superar nas adversidades, o Galo terá neste sábado (02/11), às 19h, no Castelão, um teste e tanto. Encara um Fortaleza embalado, disposto a se afastar de vez de qualquer risco de rebaixamento (assim como o alvinegro de Lourdes), com promessa de casa cheia, e sem poder contar com dois de seus homens mais criativos: o equatoriano Cazares e o venezuelano Otero, suspenso. A partida, aliás, é sinônimo de briga direta por posição, já que os cearenses, com os mesmos 35 pontos dos mineiros, levam a melhor no saldo de gols.
Uma condição que exigirá capacidade de superação de um grupo de jogadores criticado, ao não conseguir, sob o comando de Vágner Mancini, uma sequência positiva. Dos últimos 45 pontos disputados, o Atlético somou apenas oito, o que não só tornou improvável qualquer sonho de classificação à Libertadores, como acende a luz vermelha para um risco de queda que insiste em permanecer no horizonte.
Com duas vitórias e um empate nas últimas três rodadas, Rogério Ceni não contará com o meia-atacante Edinho, que pertence ao Atlético. Em seu lugar, Felipe Pires é a aposta. O tricolor conta com um jogador acostumado a marcar no adversário de hoje, dos tempos de Cruzeiro: Wellington Paulista. O sábado marca ainda o início das vendas da camisa popular criada pelo clube para combater a pirataria e facilitar o acesso do torcedor às cores oficiais (a partir de R$ 59,90, com desconto de R$ 10 para quem entregar um exemplar pirata).
FORTALEZA X ATLÉTICO
30ª rodada do Campeonato Brasileiro
FORTALEZA
Felipe Alves; Tinga, Quintero, Paulão e Carlinhos; Juninho, Felipe; Felipe Pires (Marlon), André Luis, Romarinho, Wellington Paulista.
Técnico: Rogério Ceni
ATLÉTICO
Cleiton; Guga, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Zé Welison (Ramón Martínez), Nathan e Elias; Terans(Marquinhos ou Geuvânio) e Luan; Di Santo (Ricardo Oliveira).
Técnico: Vagner Mancini
Local: Castelão, em Fortaleza
Horário: 17h
Arbitragem: Rodolpho Toski Marques, auxiliado por Bruno Boschilia e Victor Hugo Imazu dos Santos, todos da Bahia.
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)
Transmissão: Premiere