O Atlético caminhava para mais uma derrota – a terceira seguida – no Campeonato Brasileiro. Mas, nos minutos finais, Fábio Santos, que começou na reserva, empatou a partida em 2 a 2, contra o Fortaleza, neste sábado (2), no Castelão.
O resultado foi, de certa forma, comemorado porque o Galo jogou toda a etapa final com um jogador a menos – Geuvânio foi expulso antes do primeiro minuto do segundo tempo.
Na 13ª posição com 36 pontos, o Atlético ainda tenta se distanciar da zona de rebaixamento.
O jogo
O Atlético entrou em campo com cinco mudanças. Zé Welison como volante, Patric improvisado na lateral esquerda e David Terans, depois de muito tempo ausente, foram algumas novidades do técnico Vagner Mancini, que barrou os medalhões Fábio Santos, Elias e Ricardo Oliveira.
As alterações não mudaram o panorama das atuações do Galo nos últimos jogos durante a etapa inicial. Sem nenhuma inspiração, o time assistiu o Fortaleza jogar no primeiro tempo.
Logo aos 14 minutos, Gabriel Dias antecipou a marcação e abriu, de cabeça, o placar para o Tricolor. O golaço de Patric, em um “chutaço” de longe, foi ofuscado por outro erro do sistema defensivo. Gabriel Dias, em um filme repetido, fez novamente de cabeça o segundo gol dos donos da casa.
Expulsão e evolução
No segundo tempo, antes do primeiro minuto, Geuvânio recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. O que parecia complicar ainda mais a situação do Atlético foi motivo de evolução da equipe.
Mesmo com um jogador a menos, o Galo conseguiu criar chances de gol e não sofreu pressão do Fortaleza.
A base resolve
A evolução do Atlético na etapa final passa pelos jogadores da base: Bruninho e Marquinhos. Os pratas da casa deram trabalho aos defensores do Fortaleza. Aos 41 minutos, depois de jogada individual de Marquinhos, Fábio Santos, criticado e que tinha entrado no lugar de Guga (lesionado) aos 21 minutos do primeiro tempo, deixou tudo igual em um chute cruzado.
Um empate que, pelas circunstâncias, foi comemorado pelos atleticanos. A atuação nem tanto. O próximo adversário do Galo será o Goiás, quarta-feira (6), às 20h, no Mineirão.