O atacante Pedro Rocha calçou chuteiras nesta segunda-feira e foi a campo treinar com os reservas do Cruzeiro na Toca II. Após se recuperar de dores no tornozelo esquerdo, ele deve ficar, em breve, à disposição do técnico Abel Braga. A Raposa enfrentará o Athletico-PR nesta quarta, às 21h30, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Pedro Rocha jogou sob o comando de Abel apenas contra a Chapecoense, dia 13 de outubro, na Arena Condá, em Chapecó. Ele entrou no lugar de Marquinhos Gabriel aos 23 minutos do segundo tempo. O Cruzeiro, que abriu o placar aos 4 minutos do primeiro tempo, com o zagueiro Dedé, levou o empate aos 50 minutos da etapa final: 1 a 1.
Contratado ao Spartak Moscou-RUS em abril, num empréstimo que custou 750 mil euros (R$ 3,2 milhões), Pedro Rocha disputou 27 jogos em 2019 e marcou quatro gols. No Campeonato Brasileiro, ele balançou a rede duas vezes em 17 partidas. Por causa do valor alto para a aquisição de seus direitos – 10 milhões de euros (R$ 44,7 milhões) -, o jogador dificilmente seguirá no clube em 2020.
Contra o Athletico-PR, a presença de Pedro Rocha no banco de reservas ainda não é garantida. Vale lembrar que Abel Braga perdeu dois titulares: o lateral-direito Orejuela, expulso no empate por 1 a 1 com o Bahia, e o atacante Fred, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Os substitutos serão Edilson e Sassá. Em contrapartida, o zagueiro Fabrício Bruno está de volta após cumprir suspensão.
O Cruzeiro encerrou a 30ª rodada do Brasileiro em 16º lugar, com 33 pontos – dois a mais que o Fluminense, 17º colocado. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, as chances de rebaixamento são de 20,9%, inferiores às de Ceará (21,3%) e Botafogo (21,4%), ambos acima na classificação por causa de vantagem no número de vitórias.