No ano em que se comemorou os 117 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade, Itabira recebeu entre os dias 25 a 31 de outubro o 3º Festival Drummond e a 18ª Semana Drummondiana. Ao todo, os eventos receberam durante os sete dias um público estimado de 4.500 pessoas.
Com o tema “Drummond com vida Guimarães Rosa”, os eventos contaram com atividades voltadas para a literatura, artes cênicas, música, exposição, palestras e oficinas.
A programação chamou atenção logo na abertura oficial, no dia 25, quando o Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) recebeu uma mesa redonda com o professor, músico, escritor e jornalista José Miguel Wisnick, a professora Marli Fantini, e o jornalista Afonso Borges para debater as obras Drummondiana e Roseana.
A conexão entre os dois escritores, aliás, foi bastante explorada. Para isso, o Grupo de Contadores de Estórias Miguilim esteve na cidade para compartilhar saraus poéticos com o Programa Drummonzinhos. Além disso, um bate-papo com os sobrinhos-netos de Drummond e Guimarães Rosa apresentou um novo lado dos autores e a relação com seus familiares.
E não foi só na parte literária que a programação do 3º Festival Drummond e 18ª Semana Drummondiana se destacou. O Teatro da FCCDA foi palco para o espetáculo infantil “O Pulgo e o Elefante”, do Grupo O que Conta Sabiá, e “Doida”, com TeudaBara — uma das fundadoras do Grupo Galpão. Ambas as peças são inspiradas em textos de Drummond.
Além disso, os eventos contaram com as apresentações de Toninho Horta e Petrônio Souza em um sarau poético-musical único, assim como os shows Itabiranos em Cena – Anos 80 (que reuniu Alisson Alex, Fernando Martins “Cotonete”, Jésus Henrique e Renata Araújo) e Eduardo Dussek.
Gastronomia
Na praça do Centenário, foi montada a Caravana Gastronômica Viação Cipó, que mesclou gastronomia, apresentações culturais e musicais de artistas locais e artesanato. A iniciativa trouxe um sabor extra para a festa literária.
O 3º Festival Drummond e a 18ª Semana Drummondiana são uma realização da Prefeitura de Itabira e Fundação Cultural Carlos Drummond. Patrocínio Vale.