O Sindicato Metabase de Itabira e Região deve conhecer nesta quinta-feira (07-11), em Belo Horizonte, o índice de reajuste salarial a ser oferecido pela Vale a seus trabalhadores. Esta é a terceira rodada de negociações referente ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019/2020.
Antes de viajar para Belo Horizonte, sindicalistas de Itabira, anteontem pela manhã, fizeram intervenções na portaria das minas da Vale com paralisação dos ônibus que conduziam os trabalhadores e discursos dos diretores do Metabase. O movimento começou às 5h, na chegada dos primeiros operários.
Nas entradas das minas Periquito, Conceição e Cauê, eles recebiam o boletim do Metabase com as principais reivindicações da categoria.
A empresa oferece a correção salarial pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor – INPC que ainda está indefinido pelo governo federal, já que o ano fiscal ainda não encerrou. A empresa ainda ofereceu manutenção do plano de saúde, cartão-alimentação sem reajuste, mas com pagamento de um 13º crédito após 10 dias úteis depois da assinatura do ACT e reajuste em 70% do INPC para os benefícios (auxílios creche, óculos, funeral, etc).
A proposta do Metabase Itabira é o reajuste da inflação pelo INPC mais um ganho real de 7%.