Um dos jogadores itabiranos de maior expressão no futebol nacional, deixou o Brasil para ser um dos principais reforços do FK Sūduva, da Europa.
Em 2008, o torcedor do Atlético-MG viu surgir uma nova promessa para seu meio-campo, oriundo das categorias de base do clube. Habilidoso e de enorme potencial, Renan Oliveira, antes conhecido como Renanzinho, despontava com um ‘talento para anos’ na Cidade do Galo. O caminho trilhado pelo camisa 8, no entanto, não foi o esperado: pouca sequência no gigante mineiro e empréstimos consecutivos acumulados, somando passagens por Vitória, Coritiba, Goiás, Sport, América-MG, Avaí e outros.
Buscando um recomeço, o meio-campista deixou o futebol nacional e rumou ao Leste Europeu, onde vem emplacando a temporada mais prolífica de sua carreira defendendo as cores do FK Sūduva.
No último dia 29 de setembro, seu clube goleou o FK Banga Gargždai por 4 a 0 e sagrou-se campeão da Copa da Lituânia, taça que o Sūduva não erguia desde 2009.
Mas o grande feito da temporada para o time de Renan veio neste domingo (03/11), quando, com vitória expressiva por 5 a 1 sobre o FK Panevėžys, o Sūduva garantiu o tricampeonato nacional com três rodadas de antecedência: “É um momento único para mim, muito especial. Não podia ter imaginado algo tão incrível assim. Tudo está dando certo e nossa equipe está de parabéns por tudo que vem fazendo”, afirmou o meia.
Renan Oliveira, hoje com 29 anos, assinou contrato até o final de 2020 com o clube da Lituânia.