O jato utilizado ontem, 9, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a viagem de regresso de Curitiba a São Paulo é do apresentador Luciano Huck. A aeronave alugada pelo PT da operadora do setor Icon Taxi Aéreo, responsável pelo fretamento, pertence à Brisair Serviços Técnicos Aeronáuticos Ltda., cujos donos são Luciano Huck e sua mulher, Angélica. Huck é cotado por alguns setores como possível candidato à Presidência em 2022.
A Icon Taxi Aéreo é uma das principais empresas do setor. Transportou 2,6 mil pessoas, no primeiro semestre de 2018. Neste ano, foram 1,9 mil. A Icon Taxi Aéreo é de propriedade do empresário Michael Klein – ele não foi localizado.
De acordo com a assessoria de imprensa do apresentador, a agenda de locação das aeronaves é de responsabilidade da empresa de fretamento, e o jatinho do apresentador foi alugado porque estava à disposição. Huck afirmou que o avião faz parte da frota do Icon Taxi Aéreo e que “não tem qualquer influência para quem ela é fretada”. Segundo ele, a aeronave foi contratada porque estava disponível na data selecionada.
A aeronave foi adquirida em 2013 pela empresa Brisair Serviços Técnicos Aeronáuticos por meio de empréstimo no valor de R$ 17.712.346,00. O dinheiro saiu do programa BNDES Finame e seguiu as condições do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) a partir de definições do Conselho Monetário Nacional.
Segundo integrantes do PT ouvidos pela reportagem, foi o próprio partido quem pagou pelo aluguel. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.