Dez alunos da rede municipal de ensino conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Os alunos classificados nessas posições cursam entre o sétimo e o nono ano do Ensino Fundamental, ora no Colégio Municipal Professora Didi Andrade, ora nas escolas municipais Antônio Camilo Alvim e Antonina Moreira.
As provas da OBA, divididas em quatro níveis (três para alunos do fundamental e uma para o ensino médio), foram aplicadas no mês de maio. A avaliação incluiu sete questões de astronomia e três de astronáutica, exigindo dos estudantes a capacidade de raciocínio lógico. Os resultados foram divulgados recentemente e as medalhas recebidas pelos classificados.
O secretário municipal de Educação, José Gonçalves Moreira, citou que o resultado obtido na OBA imprime a qualidade do ensino público local. O educador destacou que, para além das salas de aula, a programação pedagógica da rede tem estratégias com estímulos à curiosidade, criatividade, lógica e sociabilidade dos alunos.
“Desenvolvemos, anualmente, o Programa Conexão Jovem, por exemplo, com atividades ímpares a todos os estudantes – ações dinâmicas e que os formam cidadãos críticos, empreendedores e criativos. Dentro do programa executamos uma gincana tradicional, bem-sucedida, e que valoriza brincadeiras tradicionais, sadias e educativas”, avaliou.
Confira a relação de medalhistas da OBA na rede municipal:
Escola Municipal Antônio Camilo Alvim
Ronan de Jesus Andrade, 9º ano – ouro;
Isolina Rosa Pereira, 8º ano – prata.
Colégio Municipal Professora Didi Andrade
Gustavo Souza Santos, 8º ano – bronze;
Ana Carla Pereira Duarte, 8º ano – bronze;
Yuan Gomes Rosa, 9º ano – prata;
Lorena Mayra Reis Gomes, 8º ano – prata;
Maria Paula Fernandes Rodrigues, 8º ano – prata;
Luan Ernani Cota, 7º ano – prata.
Escola Municipal Antônina Moreira
Ana Celina Duarte Barbosa – bronze;
Keller Soares Alves – bronze.