O presidente Jair Bolsonaro formalizou no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (26/11) a indicação do diplomata Nestor José Forster Junior para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos da América. A mensagem que submete o nome de Forster à apreciação do Senado Federal foi publicada.
Há alguns meses, a indicação de Forster para o cargo era dada como certa por integrantes do Itamaraty. Em junho, ele foi promovido ao topo da carreira justamente para poder ocupar o posto.
Porém, um mês depois, no entanto, diplomatas foram surpreendidos pela possibilidade de Bolsonaro indicar o seu filho e deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).
O presidente chegou a obter o aval do governo norte-americano, mas enfrentou dificuldades para viabilizar o nome do filho no Senado. A crise no PSL também contribuiu para diminuir as chances de Eduardo.
Com isso, ainda em outubro durante viagem ao Japão, Bolsonaro sinalizou que poderia indicar o diplomata ao posto caso Eduardo desistisse de pleitear o cargo. No fim, Eduardo decidiu ficar na liderança do PSL na Câmara.
Desde 1992, ele tem se especializado na América do Norte e, especialmente, nos EUA, tendo assumido cinco cargos diferentes no país e um no Canadá.
Para assumir a embaixada, Forster passará por sabatina no Senado e precisará ter sua indicação aprovada em comissão e no plenário da Casa.
*Com informações do Estadão Conteúdo