Os vereadores de Itabira aprovaram em primeiro e segundo turno na tarde de terça-feira (26/11), o projeto de lei que autoriza o uso, por meio de um contrato de cessão à Prefeitura, o prédio onde funcionava o SESI, no bairro Amazonas. O espaço será utilizado para abrigar a sede, equipamentos e veículos do Serviço de Atendimento Móvel Urgência (Samu) e também do Corpo de Bombeiros.
A votação do projeto que possibilitou a mudança, foi acompanhada de perto por representantes das duas instituições, que comemoraram a alteração. No local, será criado o Centro Integrado de Segurança Pública, que unificará os dois serviços de emergência e também a Defesa Civil municipal.
O comandante do 11º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Alexsandro Carlos de Oliveira Nunes acompanhou a votação da matéria e declarou como positiva a mudança da sede.
“Para nós representa também uma economia, por que evita a duplicidade de empenhos tanto do Samu quanto do Copo de Bombeiros, em ocorrência onde apenas uma guarnição poderia resolver o problema. Assim economizaremos gastos com recursos humanos e logísticos e deixaríamos as nossas guarnições para atender outras demandas acionadas no mesmo momento”, disse o comandante, reconhecendo também a facilidade de rota de atendimento que o novo local proporciona à corporação.
A nova sede permite três possibilidades de saída e entrada dos veículos socorristas, enquanto a sede atual, na praça Acrísio Alvarenga é apenas uma.