A seleção interna para a promoção na carreira dos servidores municipais aconteceu no dia 27 de outubro deste ano. O certame foi conduzido pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP). As provas foram compostas por testes de habilidade e conhecimentos teóricos. Os servidores foram promovidos de acordo com a classificação (também somou-se o tempo de serviço público) e a vacância dos cargos.
A ascensão na carreira representa a mudança da faixa salarial do servidor – incluído no valor de cada quinquênio adquirido -, assim como a complexidade das atribuições por ele desenvolvida. A Prefeitura de Itabira nunca havia feito uma seleção interna para a promoção do funcionalismo municipal, desde a instituição do Plano de Cargos e Carreiras (Lei Municipal 4.061/07), há 12 anos.
“É com muita alegria que estamos aqui hoje para comemorar este fato. Vários governos que passaram poderiam ter realizado esse processo, mas não o fizeram. Então, fizemos com muito carinho e, acima de tudo, respeitando a legislação e valorizando o servidor. Sempre digo que para que todo governo dê certo é fundamental o empenho do servidor. E isso acontece quando ele é respeitado e valorizado”, disse Ronaldo Magalhães.
Após a entrega dos decretos, o médico Luiz Flávio Guerra Lage ministrou uma palestra sobre comportamento humano. Ao final, houve uma breve confraternização entre os presentes.