O presidente da Cemig, Cledorvino Belini, assina, nesta sexta-feira (06/12), às 11 horas, na sede da companhia, a autorização para o início de obras de eficiência energética em todo o Estado, no valor de R$ 15 milhões, a serem aplicados pelas instituições selecionadas no processo de chamamento público realizado em 2019. Os projetos preveem melhorias das instalações e promoverão mais conforto para seus funcionários e usuários, além da redução da conta de energia. Também participam do evento os diretores da Cemig Distribuição, Ronaldo Gomes de Abreu, e de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Marco Antônio Lage.
Entre os beneficiados, estão instituições de ensino e pesquisa dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Vale do Aço, Triângulo, Sul de Minas, Zona da Mata e Belo Horizonte, além da companhia de saneamento de Juiz de Fora e uma indústria de embalagens de Ponte Nova.
As propostas, aprovadas na Chamada Pública de 2019, receberão recursos do Programa de Eficiência Energética da companhia para a execução de projetos de eficientização de iluminação, sistemas de ar condicionado, aquecimento solar, geração fotovoltaica e motores.
Segundo o diretor Marco Antônio Lage, o processo realizado neste ano recebeu propostas mais diversificadas em comparação às edições anteriores. “Além da iluminação, que é uma demanda recorrente e necessária para reduzir o desperdício de energia, os clientes estão apresentando projetos para a modernização de sistemas de ar condicionado e de aquecimento de água, eficientização de motores elétricos e instalação de sistema fotovoltaico”, afirma Lage.
Os beneficiados são as Universidades Federais de Uberlândia, de Alfenas, de São João Del Rei, de Itajubá – Câmpus Itabira, dos Vale do Jequitinhonha e Mucuri, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Juiz de Fora e Coronel Pacheco, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Câmpus de Juiz de Fora e Muzambinho, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, o Instituto São Vicente de Paulo, a Indústria de Papéis e Embalagens de Ponte Nova, a Companhia de Saneamento de Juiz de Fora – Cesama e a Comissão Nacional de Energia Nuclear.
“A eficientização desses espaços também significa melhorias na qualidade de vida das pessoas que estão ali diariamente e mostra que é possível consumir energia com tecnologias modernas e sustentáveis”, acrescenta o diretor.
Chamada Pública e Programa de Eficiência Energética
A abertura do processo de Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética tem se consolidado por democratizar o acesso a iniciativas que têm como foco a preservação de recursos naturais e energéticos e o uso sustentável e seguro da energia elétrica, resultando na redução do consumo dessas unidades consumidoras.
A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética, regulado pela Aneel, e ocorre anualmente, desde 2015, com a captação de projetos de unidades consumidoras das tipologias industrial, residencial, comércio e serviços, poder e serviços públicos, rural e de iluminação pública.