O Ministério da Economia está otimista com a retomada mais forte do crescimento no ano que vem. Em evento na quinta-feira (05/12) em São Paulo, o secretário-executivo da pasta, Marcelo Guaranys, disse que vê ótimas perspectivas para aprovação da reforma fiscal no primeiro semestre de 2020.
Guaranys afirmou que a reforma administrativa está pronta, mas que o Governo está esperando o melhor momento para enviá-la ao Congresso.
“E pra aprovar, se a gente precisa de um timing mulher, não tem problema. Não tem problema esperar um mês a mais ou menos para as coisas serem aprovadas.”
As projeções para o ano que vem, no entanto, podem mudar após o IBGE confirmar que erros nos dados da balança comercial levarão a uma revisão do PIB do terceiro trimestre de 2019.
O secretário Marcelo Guaranys refutou a declaração de parte dos servidores do IBGE de que a falha teria relação com cortes orçamentários.
Mansueto tem reiterado que a eventual saída será comunicada com antecedência ao ministro Paulo Guedes. Segundo o O Estado de São Paulo, ele deve assumir a secretaria-executiva do Conselho Fiscal da República, previsto na Proposta de Emenda à Constituição do pacto federativo.
O secretário afirmou também que o Governo só voltará a ter contas no azul entre 2022 e 2023.
*Com informações da repórter Letícia Santini