Durante os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a Delegada de Polícia Amanda Machado Celestino promoveu uma roda de conversa na Unifei, esteve em encontro da Acita Mulheres e ministrou palestra na Faculdade Pitágoras. Durante os eventos, a delegada tratou sobre o ciclo da violência, a dinâmica do atendimento policial, o feminicídio, as medidas protetivas de urgência e as atualizações da Lei Maria da Penha, incluindo a possibilidade de imposição de medida protetiva de urgência pelo delegado de polícia e o crime de descumprimento de medidas protetivas.
A campanha dos 16 Dias de Ativismo é uma campanha internacional, que teve início no dia 25/11 e se encerrou hoje, no dia 10/12.
No encerramento da campanha, a delegada fez um balanço sobre as ações de 2019, destacando a implantação do grupo reflexivo Itabira por Eles, as capacitações de servidores municipais e policiais civis e o convênio com a ONU Mulheres. Para 2020, a expectativa é de implantação de um ponto de atendimento do Centro de Referência Especializado no Atendimento à Mulher (CREAM) na sede da DEAM de Itabira.