Educação em São Gonçalo do Rio Abaixo é levada a sério pela Administração Municipal com investimentos e ações que garantem qualidade a todos os estudantes. Prova disso, a cidade comemora o bom desempenho na 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O resultado foi divulgado no dia 3 de dezembro e o município são-gonçalense faturou uma medalha de prata e três de bronze, conquistadas por alunos do Centro Educacional de São Gonçalo do Rio Abaixo (Ceasgra). Além disso, o município faturou 12 menções honrosas de estudantes do Cesgra e da Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos.
O torneio é destinado a estudantes do 6º ano do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio e registrou mais de 18 milhões de inscritos, de 54,8 mil escolas, de 99,71% dos municípios brasileiros. O saldo de quatro medalhas coloca São Gonçalo do Rio Abaixo na 2ª posição no ranking entres as cidades do Médio Piracicaba, perdendo apenas para a município de Itabira que totaliza dez medalhas (duas de prata e oito de bronze). João Monlevade soma três medalhas (duas de prata e uma de bronze) ficando com a 3ª colocação.
O sucesso obtido na Obmep 2019 é fruto de um trabalho intenso dos professores de matemática do Cesgra em continuidade às ações iniciadas pelos professores dos anos iniciais dessa disciplina, conforme avalia a secretária municipal de Educação, Maria do Rosário Melges (Zarinha). “O resultado da Obmep nos orgulha e confirma que estamos no caminho certo ao investirmos na formação continuada dos professores e na educação de qualidade” pontua.
Zarinha ressalta ainda que este ano, o Cesgra iniciou um projeto intensivo que consiste em aulas extra turno de português e matemática. Essa iniciativa endossa o sucesso dos alunos são-gonçalenses na Obmep. Isso porque, conforme observa a diretora do Cesgra, Érica Ribeiro de Castro Silveira, todos os alunos medalhistas e demais homenageados participaram do intensivo, além de um projeto específico para a Obmep. “Nossos alunos também participaram de um projeto quinzenal com questões específicas para a Obmep. O sucesso também é consequência da dedicação, do comprometimento e participação dos estudantes”, enfatiza Érica.
Medalhas e Menções
A Obmep 2019 distribuiu 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 de bronze e 51,9 mil menções honrosas. Todos os alunos medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.), do Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes.
Confira a classificação dos alunos são-gonçalenses:
Medalha de Prata
Beatriz Carvalho F. Vilela Teixeira – (Cesgra)
Medalha de Bronze
João Lucas Teixeira Moreira (Cesgra)
Renato José Duarte Monteiro (Cesgra)
Bernardo B. Pena de Carvalho (Cesgra)
Menção Honrosa
Nível 1
Luan Lima Vieira (Cesgra)
Giovana Malta Fonseca (Cesgra)
Alex Gonçalves Santos (Cesgra)
Bianca Carvalho F. de Souza (Cesgra)
Nível 2
Gustavo Rodrigues de Oliveira (Cesgra)
Stephany Vitória Almeida Guerra (Cesgra)
Edrey Fernandes Diniz Silveira (Desembargador)
Rafael Henrique Lopes Ribeiro (Cesgra)
Nível 3
Stela Regina Batista De Freitas (Desembargador)
Inara da Silva Nascimento (Desembargador)
Isadora Fernandes Dias (Desembargador)
Marcely Pascoal dos Santos (Desembargador)
Professor Homenageado
Fabrício Mendes Barreto (Cesgra)