Pacientes de São Gonçalo do Rio Abaixo usuários do Tratamento Fora Domicílio (TFD) já têm motivo para celebrar duas grandes conquistas. Isso porque a Prefeitura irá conceder hospedagem a pessoas em tratamento contínuo em Belo Horizonte, além de ajuda de custo a pacientes transplantados que necessitam se hospedar em algum estado fora de Minas Gerais.
As novidades constam no Projeto de Lei nº 22/2019, aprovado em 2º turno pela Câmara de Vereadores, no dia 5 de dezembro. A secretária de Saúde, Luciana Bicalho, enfatiza que a hospedagem na capital mineira é opcional e concedida ao paciente e um acompanhante. “Vamos ofertar hospedagem com alimentação completa (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar) em uma pousada na região hospitalar”, explica.
Já os pacientes com necessidade de realização de transplante com tratamento fora de Minas podem requerer auxílio financeiro para custeio de diária. O benefício também é estendido ao acompanhante e o valor diário é de R$50 por pessoa. A ajuda financeira será concedida às seguintes patologias: fibrose cística; fibrose pulmonar; doença pulmonar obstrutiva crônica; insuficiência cardíaca e insuficiência renal crônica (dialítica).
As ações visam promover mais conforto aos pacientes e familiares. “Avaliamos que conseguiremos promover uma saúde mais humanizada, conferindo um tratamento menos desgastante e com mais conforto ao paciente e seu acompanhante”, pontua Luciana Bicalho.
O prefeito de São Gonçalo, Antônio Carlos Noronha Bicalho, também manifesta sobre a importância dos benefícios. “O custo de vida em grandes centros é bem mais elevado, se comparado às cidades de pequeno porte. Importante destacar que quando falta a saúde o cidadão não consegue exercer suas atividades profissionais e toda ajuda financeira é de grande valia nestes momentos”, pontua o Chefe do Executivo.
Quem precisar receber o benefício deve efetuar o cadastro na Secretaria Municipal de Saúde.