Falta pouco para a conclusão da Estação de Tratamento de Água (ETA) Serra dos Alves, pois, o equipamento, entregue ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira, será descarregado no local ainda nesta quinta-feira (19/12).
De acordo com Leonardo Ferreira Lopes, diretor-presidente do Saae, a base de concreto que abrigará a ETA está concluída e a montagem será executada na primeira quinzena de janeiro. Segue em andamento, segundo o diretor, a construção da casa de química da nova estação.
“Iniciaremos também as obras da adutora e das redes de distribuição. Em seguida, compraremos as bombas de recalque e a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) instalará a infraestrutura de energia elétrica”, explicou Leonardo Lopes.
Conforme estudos do Saae, a água utilizada pela comunidade da Serra dos Alves, região turística do distrito Senhora do Carmo, é proveniente de uma nascente e não passa por nenhum processo de tratamento. Com a nova ETA, a capacidade de fornecimento será de 10 litros por segundo (l/s), suficiente para atender toda a população de forma constante e apropriada.
Portanto, com esta estação, a Prefeitura atuará em saúde pública, proporcionando abastecimento de qualidade e adequado à população, e na diversificação econômica, já que a ETA está em uma importante localidade para o turismo itabirano.