Pedro Augusto Graña Drummond, neto do poeta Carlos Drummond de Andrade, doou para Itabira, objetos pessoais do avô e livros que irão compor a biblioteca do Memorial, dedicado ao poeta e escritor. Os objetos, entre eles óculos do poeta, cartões de correspondências, além de exemplares fazem parte de um acervo do próprio Carlos Drummond de Andrade e de sua família, e chegaram à Itabira no começo da semana, trazidos pelo jornalista, empresário, radialista e tecnólogo em gestão pública, Juber Madeira.
Segundo Juber Madeira, os livros vieram do Rio de Janeiro, onde o neto do escritor reside. Por meio de um vídeo gravado no momento em que o acervo foi entregue, Pedro Drummond ressalta a importância da biblioteca que compõe o Memorial, batizada em homenagem à sua mãe, Maria Julieta Drummond de Andrade e anuncia a chegada dos novos livros.
“Essa biblioteca tem o intuito de criar um centro de estudos sobre a vida e a obra do Carlos. Então, quem visita o Pico do Amor, além da vista maravilhosa que tem lá, tem um bom lugar para estudar um pouco da história de Itabira. Espero estar em breve em Itabira, com minha família, para curtir a paisagem e os bons amigos”, disse Pedro Drummond.
Para Juber Madeira, o responsável por intermediar os presentes para Itabira, ter obras e objetos doados pelo neto do próprio poeta é uma maneira de fortalecer não só o número de livros da biblioteca, mas a história do local e também a do próprio Drummond.
“É uma honra contribuir para o enriquecimento dos acervos do nosso poeta Carlos Drummond de Andrade. Recebemos presentes da família de Drummond, como óculos, possivelmente usados por ele em vários de seus momentos marcantes. Quero agradecer a confiança do Pedro Drummond, que me permitiu conduzir todo este acervo do Rio de Janeiro até a nossa amada Itabira”, comemora Juber Madeira.
O material foi entregue na quinta-feira (19/12), a Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Marta Mousinho. “Itabira recebe mais um importante acervo da família de Carlos Drummond. Gratificante encerrar o ano com este acervo guardado e doado para Itabira com tanto cuidado e carinho do Pedro Drummond. Gostaria de agradecer ao Juber Madeira por ter dedicado sua atenção para trazer todo este acervo até nós”, destacou Mousinho.
Maria Aparecida Chaves, coordenadora da Biblioteca Pública Luiz Camillo de Oliveira Netto, também comemorou a chegada do acervo.” São objetos e obras que caracterizam o principal estilo literário de Drummond. Em cada detalhe a família do poeta revela o seu carinho com nós itabiranos”.