Uma rebelião e fuga mobilizaram policiais durante a madrugada no Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) de Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta sexta-feira.
Segundo as primeiras informações do local, entre cinco e sete detentos conseguiram escapar da unidade. Imagens de câmeras de segurança na rua flagraram a ação. Alguns deles assaltaram um táxi e fizeram o motorista refém. Ele foi libertado em São Joaquim de Bicas, também na região metropolitana, onde o carro foi abandonado.
Ceresp de Contagem tem fuga e rebelião na madrugada.
Imagens de câmeras de segurança na rua flagraram a ação onde entre cinco e sete detentos conseguiram escapar da unidade
Houve um motim envolvendo mais de 100 presos, mas a situação já foi controlada. Ainda conforme informações um dos motivos para a revolta seria a falta de produtos de higiene e limpeza na unidade.
Em nota enviada à reportagem às 8h48, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) confirmou que a ordem no local foi restabelecida e que, nesta manhã, ainda é feita a contagem de presos e levantamentos para apurar as circunstâncias da rebelião. Leia na íntegra:
“A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, informa que está realizando todos os procedimentos necessários para apurar as circunstâncias do tumulto iniciado na madrugada desta sexta-feira, 20/12, no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Contagem.
Neste momento a unidade encontra-se com a ordem reestabelecida e agentes de segurança penitenciários realizam a contagem dos presos e procedimentos de segurança.
Informações preliminares apontam que internos, por volta das 0h, aproveitaram o momento em que agentes colocavam um preso no interior de uma das celas para iniciar o enfrentamento.
A equipe conseguiu conter parte dos presos. Policiais Militares e agentes prisionais iniciaram durante a madrugada o processo de negociação.
O número exato de foragidos será divulgado posteriormente, ao final dos procedimentos de segurança que estão sendo realizados.”