Os Estados Unidos não vão mais sobretaxar a importação de aço brasileiro, afirmou o presidente Jair Bolsonaro. A declaração foi dada durante uma live no Facebook, na sexta-feira (20/12).
Bolsonaro disse que conversou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o assunto e que eles chegaram a um acordo. “O aço e o alumínio não serão sobretaxados pelos Estados Unidos. Nós dessa forma aprofundaremos a relação comercial e admiração entre nossos povos”, afirmou. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o assessor especial de Relações Exteriores, Filipe G. Martins, também participaram da transmissão ao vivo.
Pelo Twitter, Trump confirmou a conversa, mas não falou se o acordo de fato foi fechado. “Acabei de ter uma ótima conversa com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Nós discutimos muitos assuntos, incluindo comércio. A relação entre Brasil e Estados Unidos nunca esteve tão forte”, escreveu o presidente americano.
Just had a great call with the President of Brazil, @JairBolsonaro. We discussed many subjects including Trade. The relationship between the United States and Brazil has never been Stronger!
Em entrevista ao Pânico, da Jovem Pan, no começo do mês, Filipe G. Martins já havia adiantado que o Brasil tinha um princípio de acordo com os EUA sobre a questão do aço. “Acredito que até o final deste ano, que nas próximas semanas isso possa ser anunciado”, afirmou o assessor na ocasião.