Está precisando resolver pendências bancárias em 2019? Ou quer fazer novos investimentos antes do ano acabar? Então confira os horários de funcionamento dos bancos para o período de fim de ano.
As agências bancárias estarão fechadas nos dias 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. Já no dia 24, os bancos abrem para atendimento ao público por meio período, entre 9h e 11h. O dia 30 de dezembro será o último dia de atendimento nos bancos, com horário normal de funcionamento.
Horários dos bancos podem mudar em breve
Em novembro de 2019, a Medida Provisória 905/19 foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, instituindo o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo. Se virar lei, ela altera os horários de funcionamento dos bancos, com abertura de agências aos sábados e aumento do expediente.
Segundo a Medida Provisória, a duração normal do trabalho dos empregados em bancos, em casas bancárias e na Caixa Econômica Federal, para aqueles que operam exclusivamente no caixa, será de até seis horas por dia. Isso equivale a trinta horas de trabalho por semana, como era para todos os bancários até a assinatura da MP. Com a medida, pode ser pactuada jornada superior para os bancários, a qualquer tempo, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.
A MP já está valendo, ou seja, se os bancos decidirem aumentar a carga horária, já podem fazer a mudança. Entretanto, para que isso vire lei, o Congresso Nacional precisa referendar o texto.
O Contrato de Trabalho Verde e Amarelo não diz respeito somente aos bancários e aos horários de funcionamento dos bancos: ele impacta todos os trabalhadores e tem como objetivo principalmente a contratação de pessoas mais jovens. A MP flexibiliza as relações de trabalho e as folgas semanais, além de gorjetas e participação nos lucros.