Os transtornos aditivos são um grupo de distúrbios que podem causar danos físicos e psicológicos. Receber tratamento é essencial para interromper o ciclo do vício e sua relação entre drogas ilícitas e álcool.
No entanto, como uma doença crônica, o vício é difícil de tratar e requer cuidados contínuos.
Os primeiros passos para a recuperação é reconhecer que o uso de substâncias se tornou um problema na vida da pessoa que está atrapalhando a qualidade de sua vida.
Isso pode resultar de prejuízos na escola, no trabalho, no social, no lazer ou em outras áreas importantes da função. Depois que um indivíduo reconhece o impacto negativo de uma substância em sua vida, uma ampla gama de opções de tratamento está disponível.
Uma pessoa com um distúrbio viciante requer acesso ao tratamento. Para a maioria das pessoas, o tratamento pode durar o resto da vida. Eles precisarão se abster da substância ao longo da vida, o que pode ser difícil.
Os planos de tratamento para distúrbios viciantes geralmente mudam para atender às necessidades do paciente.
Qual o melhor tratamento para dependentes químicos?
As opções de tratamento para dependência química dependem de vários fatores, incluindo o tipo de transtorno viciante, a duração e a gravidade do uso, e seus efeitos no indivíduo.
Um médico também tratará ou encaminhará para o tratamento quaisquer complicações físicas que tenham se desenvolvido, como doença hepática em uma pessoa com transtorno por uso de álcool ou problemas respiratórios em pessoas com dependência de substâncias que foram fumadas.
Várias opções de tratamento estão disponíveis, e a maioria das pessoas que sofrem de dependência receberá uma combinação de abordagens. Nenhum dos tratamentos para transtornos de dependência funciona para todas as pessoas.
Intervenções comuns podem envolver uma combinação de programas de internação e ambulatorial, aconselhamento psicológico, grupos de autoajuda e medicamentos.
Instalações residenciais totalmente licenciadas estão disponíveis para estruturar um programa de atendimento 24 horas, proporcionar um ambiente seguro de moradia e fornecer as intervenções ou assistência médica necessária.
Alguns tipos de instalações podem fornecer um ambiente terapêutico, incluindo:
- Tratamento residencial de curto prazo: concentra-se na desintoxicação e na preparação de um indivíduo por um período mais longo dentro de uma comunidade terapêutica por meio de aconselhamento intensivo.
- Comunidades terapêuticas: uma pessoa que procura tratamento em longo prazo para formas graves de transtorno aditivo moraria em uma residência por entre 6 e 12 meses com a equipe no local e outras pessoas em recuperação.
- Habitação de recuperação: fornece uma estadia supervisionada e de curto prazo na habitação para ajudar as pessoas a se envolverem com responsabilidades e a se adaptarem a uma vida nova e independente, sem o uso contínuo de substâncias. A moradia de recuperação inclui conselhos sobre como lidar com as finanças e encontrar trabalho, além de fornecer a conexão entre uma pessoa durante os estágios finais dos serviços de recuperação e apoio comunitário.
De fato, saber como funciona uma clínica de reabilitação para dependentes químicos é fundamental para internação e remoção do dependente químico ou alcoólatra.
Conclusão
O vício é uma doença complexa, mas tratável, que afeta a função e o comportamento do cérebro.
Drogas de abuso alteram a estrutura e a função do cérebro, resultando em mudanças que persistem muito tempo após o término do uso da droga. Isso pode explicar por que os usuários de drogas correm risco de recaída, mesmo após longos períodos de abstinência e apesar das consequências potencialmente devastadoras.
Pacientes em potencial podem ser perdidos se o tratamento não estiver disponível imediatamente ou facilmente acessível.
Como em outras doenças crônicas, quanto mais cedo o tratamento é oferecido no processo da doença, maior a probabilidade de resultados positivos.
Fonte: Interhelp