A queda nos estoques dos bancos de sangue da Fundação Hemominas afeta todos os hemocentros do estado, principalmente por conta das festas, viagens e acidentes nesta época. A redução é de 30% no estoque de sangue, principalmente do tipo sanguíneo O negativo.
A gerente de captação e cadastro da Hemominas, Viviane Guerra, faz um apelo. “As pessoas que não puderam fazer a doação de sangue antes de viajar, de curtir as festas, que façam uma doação de sangue, agendem diretamente na página da Hemominas ou pelo aplicativo MGApp”.
Viviane ainda lembra que é importante que as pessoas conheçam que sangue tem validade. “Eu não posso ter um volume muito grande de doações no único período e depois não ter mais uma bolsa de concentrado de hemácias que a parte vermelha do sangue ela dura de 35 a 42 dias. Já as plaquetas, muito utilizadas pelas pessoas que têm problemas de coagulação, elas duram apenas cinco dias, então a importância da doação de sangue regular para que nós possamos ter usando componentes em quantidade segura para poder atender a qualquer demanda de captação e cadastro do Hemominas”.
Quem pode doar
– Ter/ estar com boa saúde
– Ter entre 16 e 69 anos. Os jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados do responsável legal ou estar com autorização
– Pesar acima de 50 quilos
– Não ter tido hepatite antes após os 11 anos
– É importante ter dormido bem
– Não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação
– Se estiver tomando algum medicamento, é importante consultar a página da Hemominas antes da doação.
Quem quiser doar sangue pode fazer o agendamento online na página da Fundação Hemominas: http://www.hemominas.mg.gov.br/
O agendamento também pode ser feito por telefone, pelo 155 ou pelo aplicativo, MGapp.
O Hemocentro de Belo Horizonte funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Alameda Ezequiel Dias, 321 – bairro Santa Efigênia, região Leste de BH.