O temporal que atinge Belo Horizonte na noite de quarta-feira (15/01) fez a cidade registrar o recorde de ruas e avenidas interditadas ao mesmo tempo. De acordo com a Defesa Civil, sete vias foram fechadas por equipes da BHTrans, com a ajuda da Guarda Municipal, durante a forte chuva como forma de prevenção.
As vias bloqueadas foram: avenida Heráclito Mourão de Miranda (bairro Alípio de Melo), avenida do Canal (bairro João Paulo II), avenida Amazonas, avenida Teresa Cristina, rua Joaquim Murtinho, rua Mato Grosso (Centro) e nas imediações da Estação São Gabriel.
Na altura do bairro das Indústrias, região do Barreiro, a avenida Teresa Cristina virou um rio. Confira abaixo as imagens.
Há vários pontos de alagamento na cidade e, até o momento, cinco córregos transbordaram: Ferrugem, Ribeirão Arrudas, Ressaca, Leitão e Jatobá. Já o Cachoeirinha, do Onça e o Sarandí estão no limite.
https://twitter.com/radioitatiaia/status/1217625364614336512
A avenida Teresa Cristina, com Via 210 e avenida Dom João VI, ficou completamente alagada pelo transbordamento do córrego Ferrugem e Ribeirão Arrudas. Na Via Expressa, sentido bairro, próximo à Estação Gameleira do metrô, tem ponto de alagamento no acesso ao bairro Coração Eucarístico.
A avenida Amazonas, sentido bairro, a partir da avenida do Contorno, também precisou ser fechada. A via já foi liberada. Meia pista da avenida Amazonas, com Francisco Sá, também ficou alagada. A equipe da BHTrans e da Defesa Civil estão no local.
https://twitter.com/OficialBHTRANS/status/1217610565549547522
A BHTrans também pede para a população evitar a avenida Silva Lobo, entre a Teresa Cristina e a avenida Barão Homem de Melo.
A rua Joaquim Murtinho também foi fechada devido ao alagamento na avenida Prudente de Moraes. Neste momento, a situação no local já está melhor e a via foi liberada.
Bloqueada também a avenida Heráclito Mourão de Miranda, na regional Pampulha, por causa do transbordamento do córrego Ressaca.
Na região Centro-Sul, a rua Mato Grosso foi bloqueada na esquina com a rua Tamoios por causa ao transbordamento do córrego Leitão.
No Barreiro, a avenida do Canal foi interditada porque o córrego Jatobá transbordou.