A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil está alertando para o risco de temporais até amanhã (25/01), com possibilidade do volume de água acumulada atingir 250mm, em grande parte da região central de Minas Gerais, incluindo Barão de Cocais. Apesar desse cenário preocupante, a Vale está garantindo que o megamuro que está sendo construído para reter a lama da barragem Sul Superior, da mina de Gongo Soco, em caso de rompimento, já tem condições de evitar que a região central da cidade seja tomada pela lama e também partes de municípios vizinhos, como Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo.
O megamuro tem 36m de altura, 330m de extensão e está localizado 6km à jusante (abaixo) da barragem. Procurada pelo Diário de Itabira, a Vale informou que a estrutura de concreto atingiu sua altura máxima em dezembro. “A estrutura, construída em caráter emergencial, tem capacidade para reter todo o rejeito da barragem, na eventualidade de um rompimento. As obras estão em fase final, restando concluir o sistema de drenagem e finalizar a construção do extravasor”, garantiu a mineradora, a- través de sua assessoria de comunicação.
Segundo a mineradora, após o megamuro ser concluído, será iniciada a fase de descaracterização da Sul Superior. “Após o término desse processo, a estrutura deixará de ser uma barragem e a contenção de concreto será removida, com a área totalmente recuperada e revegetada”, acrescentou.
A Vale também informou que, principalmente neste período de fortes chuvas, a barragem e a cava da mina de Gongo Soco continuam sendo monitoradas 24h por dia, de forma remota, com o uso de radar e estação robótica, além de sobrevoos com drone. “Esses equipamentos são capazes de detectar movimentações milimétricas da estrutura. O videomonitoramento é feito em tempo real pela sala de controle em Gongo Soco e no Centro de Monitoramento Geotécnico da Vale”, cita a nota.
Quanto ao alerta dos órgãos responsáveis sobre mais chuvas na região, a Mineradora disse que interrompeu de forma preventiva e temporária as obras que estão ocorrendo nas zonas de auto salvamento.
Disse ainda que mantém uma equipe multidisciplinar de prontidão, 24 horas por dia, para apoiar quaisquer eventualidades.