Na manhã de quinta-feira (23/01), a Polícia Militar concretizou a criação da “Rede de Bancários Protegidos” de São Gonçalo do Rio Abaixo. O evento foi realizado auditório da Câmara Municipal, onde estiveram presentes gerentes e funcionários das agências Caixa Econômica Federal, SICOOB e Bradesco, além do presidente da Câmara Municipal e vereadores.
A rede de proteção tem por finalidade manter os bancários do município, alertados e orientados sobre medidas de proteção pessoal, familiar e institucional, sempre com vistas a potencializar um comportamento seguro, de forma a evitar a probabilidade de uma ação delituosa contra estes funcionários, seus familiares e contra as instituições financeiras, tornando-se mais uma ferramenta eficaz na prevenção criminal com a participação primordial e direta da comunidade, destacando que todos podem contribuir com a segurança pública denunciando veículos e pessoas suspeitas através do Dique 190.
Durante a reunião foi ministrada uma palestra sobre o “Cenário da Segurança Pública em Minas Gerais, São Gonçalo do Rio Abaixo e cidades vizinhas” destacando as diversas ações preventivas desenvolvidas pela PMMG e demais instituições de segurança pública o que culminou com uma redução média de 30% nos registros de crimes violentos nessas regiões.
Foram esclarecidas as formam como ocorrem os crimes de “extorsão mediante sequestro”, popularmente conhecido como “crime do sapatinho”, sendo em seguida repassadas dicas de autor proteção, de segurança familiar e institucional, com vistas a evitar a ocorrência de tal crime.