As fortes chuvas que atingem a região de Itabira, já deixaram pelo menos oito famílias e 29 pessoas, todas do bairro Gabiroba, foram retiradas de suas casas nas últimas horas em Itabira.
Todas as famílias ficarão alojadas inicialmente na escola municipal Esther Pereira, no mesmo bairro, e posteriormente, segundo a Defesa Civil e a prefeitura, terão o auxílio aluguel.
As famílias viviam entre a rua dos Eletricistas e a avenida Almir Pessoa de Magalhães, onde duas casas desabaram. Toda a área foi isolada pela Defesa Civil e Polícia Militar. Algumas famílias ainda resistem a deixar suas casas.
Vários outros pontos da cidade estão seguem monitorados pela Defesa Civil. Entre eles estão o bairro Praia, onde o canal da avenida Cristina Gazire transbordou. Há registros de alagamentos também na Vila Paciência, e bairro Machado.
Desde a última quinta-feira (23/01), o município montou uma força tarefa em conjunto com a Defesa Civil, Bombeiros e Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e a mineradora Vale.
Em caso de emergência, a força tarefa pode ser acionada por meio do telefone 199 ou 3839-2147. O órgão municipal manterá plantão 24 horas. É orientada à população que evite situações de perigo, tenha cuidado com o uso e manuseio de equipamentos elétricos e saia de áreas sujeitas a deslizamentos e alagamentos.
De quinta-feira (23/01), até a manhã deste sábado (25/01), choveu em Itabira cerca de 200mm, segundo o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).
REGIÃO
Cidades cortadas por rios, Ferros, Guanhães, Passabém, Santo Antônio do Rio Abaixo, e Nova Era também estão em estado de alerta.
Os rios transbordaram alagando ruas, atingindo e desalojando várias pessoas. Em algumas cidades moradores utilizam barcos para saírem de suas casas.