Com 600km de estradas rurais, 72 comunidades,que somam cerca de 60% da população, Santa Maria de Itabira, cidade a 33km de Itabira, está sofrendo com os problemas causados pelas tempestades. Ao menos seis comunidades, com cerca de 60 famílias, estão ilhadas ou com acesso restrito por causa da queda de pontes. As informações são do Jornal Diário de Itabira.
O prefeito santa-mariense Reinaldo das Dores Santos (Pros) decretou estado de emergência na cidade e está pedindo donativos para auxiliar as famílias que ficaram desalojadas. “Estamos fazendo o levantamento dos danos mas posso dizer que temos muitas famílias desalojadas ou desabrigadas”, disse o prefeito.
Ele disse que não se lembra de uma chuva que tenha causado tantos estragos na cidade como as atuais. “Foi lamentável. Temos várias pontes destruídas, tem pessoas que não conseguem vir para a cidade por causa de bloqueio nas estradas e porque a chuva levou um monte de pontes. Não importa se era de arame, madeira ou concreto. Sumiram várias”, lamentou Reinaldo Santos.
O coordenador da Defesa Civil de Santa Maria de Itabira e chefe de Gabinete de Reinaldo Santos, Eduardo Martins dos Santos, informou que quatro equipes saíram a campo para fazer o levantamento dos danos. Até ontem à tarde, já havia coberto um total de 50% da área do município. “Mas está muito difícil chegar em vários lugares”.