Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (30/01), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou que o novo coronavírus se tornou uma “emergência de saúde internacional”.
“Por todas essas razões, eu declaro que o novo coronavírus se tornou uma emergência de saúde pública de interesse internacional”, afirmou Tedros, durante a coletiva.
A China já soma milhares de casos confirmados no país e o número de mortes chegou a 170. O diretor-geral da OMS também destacou que o momento é de ação conjunta devido a outros países que já registram casos confirmados da doença.
“Nós temos agir em conjunto para impedir a propagação do vírus”, disse Tedros. O diretor-geral também afirmou que a OMS confia na capacidade da China para contar o novo coronavírus. “Deixe-me ser claro. Essa declaração não é uma desconfiança da China. Pelo contrário, a OMS confia na capacidade da China de controlar o novo coronavírus. Mas a principal razão para essa declaração é devido ao que está acontecendo em outros países”, disse o diretor-geral.
Os casos confirmados de coronavírus na China já ultrapassam oito mil e, de acordo com a OMS, 19 países também confirmaram a presença do vírus entre seus cidadãos.
A OMS também afirmou nesta quinta que “a ampla maioria de pessoas infectadas em outros países fora da China tem histórico de viagem à cidade de Wuhan”, epicentro do surto, ou “tiveram contato com alguém que visitou a cidade”.