Aposentados e pensionistas de Itabira devem receber 10,1 suplementações de aposentadoria como superavit dos investimentos da Fundação Vale de Seguridade Social (Valia). O valor deve ser pago integralmente em março e injetar perto de R$ 30 milhões na economia itabirana, segundo cálculos do presidente da Associação dos Aposentados da Vale (Aposvale), Sebastião da Costa Deiró.
Durante o ano, cada aposentado e pensionista da Vale recebe o equivalente a 25% de seus vencimentos a título de complementação de aposentadoria, pago pela Valia. No entanto, os investimentos do fundo de pensão ficam em aplicações financeiras e costumam render mais do que o necessário para o pagamento dos 25%. Esse valor excedente deve ser distribuído em março, como superavit, aos aposentados.
O maior valor já pago de superavit foi em 2014, quando foram pagas 14 suplementações. “Também já recebemos valores um pouco maiores do que deste ano. Em 2018 mesmo foram 10,8 suplementações. Ano passado, foram só 8,2. Agora, encerrar 2019 com um valor a receber de 10,1 suplementações é uma notícia excelente”, comentou o presidente da Aposvale em entrevista ao Jornal Diário de Itabira.