A Agência Nacional de Mineração (ANM) estendeu para dia 10 deste mês o prazo para que as mineradoras que tenham barragens de mineração permaneçam em estado de alerta. A data já havia sido prorrogada até na sexta-feira (31/01), conforme edição do Diário de Itabira deste sábado (1º/02).
A decisão pela nova prorrogação veio após novas previsões do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de que devem ocorrer mais chuvas intensas na região Metropolitana de Belo Horizonte e sudeste do estado nos próximos dias.
A agência informa que equipes de segurança de barragens devem, permanecer em alerta com o monitoramento diário das condições das estruturas, em especial do estado de conservação, além de manter atenção especial às tomadas d’água dos vertedouros, para garantir a capacidade vertente de acordo com o projeto.
Em caso de qualquer situação de anormalidade, o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) deve ser acionado e o Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens (SIGBM) tem que ser imediatamente informado.