Mais de 200 casos prováveis (suspeitos e confirmados) de dengue. Essa é a média diária de registros da doença em Minas neste ano. De 1º de janeiro a 3 de fevereiro, o Estado teve 6.988 notificações. Os dados estão em boletim epidemiológico, publicado nesta terça-feira (4), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Na comparação com o levantamento feito pela pasta há uma semana, os números comprovam que a enfermidade avança cada vez mais. O aumento em apenas sete dias foi de quase 50%. No último dia 28 eram 4.671 casos.
Cinco óbitos estão em investigação. Não há mortes confirmadas até o momento. Em 2019, pelo menos 178 pessoas perderam a vida em decorrência de complicações causadas pela dengue. Outras 89 mortes do ano passado ainda seguem sob suspeita.
Apesar da média de 205 notificações por dia, o número é bem menor do que o registrado em 2019, quando o Estado passou por uma epidemia. Somente em janeiro daquele ano foram 16.173 casos prováveis – quase 10 mil a mais.
As notificações divulgadas no boletim estão em 367 municípios. Entre eles, 14 têm incidência muito alta da doença. As demais 486 cidades não geraram registros. A incidência é calculada considerando o número de casos e a população.
O alerta contra a doença é ainda maior nesta época do ano. Chuvas e temperaturas elevadas reforçam a necessidade de cuidado por parte das pessoas. Moradores devem ficar atentos para evitar água parada, o que pode favorecer a proliferação do vetor da dengue, zika e chikungunya.