A Polícia Civil de Minas (PC), por meio de comissões volantes do Instituto de Identificação, percorre regiões de todo o estado para atender à população atingida pelas fortes chuvas dos últimos dias.
O foco do projeto, que segue até 20 de fevereiro, é a emissão de segunda via da carteira de identidade para pessoas que perderam os documentos por causa dos temporais. A partir do encaminhamento do órgão socioassistencial do município, a emissão do documento é gratuita para o cidadão.
Serão atendidas 13 cidades. O roteiro inclui Ibirité, Sabará, Raposos, Contagem e Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte; e Espera Feliz, Manhuaçu, Manhumirim, Simonésia, Divino, Orizânia, Matipó e Raul Soares, na Zona da Mata.
Sobre outras cidades que foram atingidas pelas chuvas, mas não receberam a comissão volante, a diretora do Instituto de Identificação da PC, delegada Adriana de Barros Monteiro, explica há postos locais que suportam a demanda.
Alívio
Sabará, na Região Metropolitana, foi uma das primeiras cidades a receber a comissão volante. No balanço da ação realizada em dois dias (5 e 6 de fevereiro), houve a emissão de 300 identidades.
Margarida da Piedade Silva, de 67 anos, é umas das vítimas. “A carteira estava sobre a cômoda com todos os meus documentos e a enchente levou tudo. Eu preciso da identidade, pois sou aposentada e, como recebo pensão do INSS, tenho que fazer a prova de vida este mês para receber o benefício”, conta.